segunda-feira, 19 de junho de 2017

[Resenha] Wayne de Gotham - Tracy Hickman


Olá, queridos companheiros de viagem! Todos bem? Espero que estejam ótimos!
Convido a todos a se acomodarem em seus lugares, apertarem os cintos e aproveitarem a viagem. Próxima parada: Gotham City, a cidade do crime.

Antes de dizer qualquer coisa sobre esse livro, gostaria de lembrá-los de algumas características do nosso Cavaleiro das Trevas. Devido ao fato de ter visto seus pais serem assassinos em sua frente quando era criança, Bruce Wayne se torna uma pessoa melancólica e completamente presa ao seu passado. É engraçado perceber como ele é muito mais Batman do que Bruce, é como se sua identidade verdadeira tivesse estagnado naquele fatídico dia e só quando assume o alter ego de Batman, encontra seu verdadeiro eu novamente. Mesmo quando não está vestido de Batman, ele é o Batman, que vez ou outra assume o alter ego de Bruce Wayne. Conseguem me entender? 


Por que estou dizendo isso? Porque é exatamente essa imagem que temos do herói nessa trama. Aqui nos deparamos com um Bruce que cultivou, após ter se cansado de sua vida como ícone e celebridade de Gotham, a imagem de recluso, solitário e, até mesmo, louco perante à mídia e à sociedade. O príncipe bilionário e amargurado de Gotham City. Temos um Batman que já sente o peso da idade, dependendo cada vez mais de seus equipamentos sofisticados para combater o crime. 

"Gotham era uma noite que não tinha fim. Gotham era uma chuva que nunca limpava, nunca sarava. Gotham era sujeira, decadência e apodrecimento crescentes, uma doença para qual apenas ele era a cura; apenas ele estava entre o grande abismo e a justiça para aqueles que chamavam as trevas de lar. As trevas são Gotham. Trevas são o meu mundo."


Neste enredo, Batman é envolvido numa trama que o leva diretamente para o passado de seus pais, fazendo com que ele se questione o quanto realmente os conhecia. Há um esquema sendo desenvolvido e comandado por alguém que ele não conhece, mas que está remontando exatamente tudo que aconteceu no ano de 1953. Muitos dos envolvidos escapam dos conhecimentos do nosso herói, fazendo com que tudo fique ainda mais misterioso e perigoso. 

A grande sacada deste livro é trabalhar o lado pessoal e emocional de Bruce Wayne e quem o conhece bem, sabe que isso é uma grande coisa. Acompanhamos algumas cenas do seu dia-a-dia e temos algumas descrições detalhadas de seus equipamentos, como: o batmóvel, a batroupa e, até mesmo, a batcaverna. Aqui também é explorada a relação entre ele e seu leal mordomo, Alfred Pennyworth, que parece conhecer mais sobre o passado do jovem Bruce do que ele mesmo.

Na corrida louca para descobrir quem está por detrás de tal armação, nosso protagonista é confrontado pelo passado de Thomas e Martha Wayne, fazendo ele se questionar se os seus pais de fato eram tão honestos e íntegros quanto Bruce acreditava que eles eram. 

"Thomas e Martha Wayne sempre foram estátuas de mármore, o ideal de perfeição e modelo de todas as virtudes. Mas agora ele estava sendo confrontado com a dura realidade do passado deles, que naquele momento, relutava em conhecer." 

O autor também nos mostra, com pequenos relatos, como era a relação entre Thomas Wayne e seu pai, Patrick, que era um homem extremamente rígido, grosseiro, intimidador, autoritário e arrogante, que sempre cobrou nada menos que a perfeição de Thomas. Isso, certamente, os levou a brigar rotineiramente, com o Wayne mais jovem sempre levando a desvantagem. 

"Só há dois tipos de pessoas neste mundo: os caçadores e os caçados, e é bom você decidir imediatamente que irá caçar!"

Quem também dá o ar da graça nessa trama são os conhecidos vilões do Batman, com um destaque especial para a Harley Quinn e o Coringa, que desempenham um papel consideravelmente importante na trama. E não posso me esquecer, é claro, do comissário James Gordon. 

Os capítulos intercalam entre o presente e o passado e, assim, vemos o antes e o agora de mãos dadas contando a história que um dia levou Bruce Wayne a se tornar Batman, o Cavaleiro das Trevas. Aqui temos a oportunidade de entender alguns elementos importantes que o alçaram para esse destino e é muito curioso acompanhar isso.

Embora eu tenha gostado muito do livro, tudo que envolve o Batman me atrai muito, eu senti falta de ação. Muitas cenas de luta e tensão são narradas, mas eu não consegui sentir aquele pico de adrenalina, sabe? Nada foi como se tivéssemos alcançado o topo da montanha-russa que é a vida desse herói. Acho que o autor pecou nessa parte em sua narrativa, não transmitiu toda aquela emoção eufórica que é a vida do protetor de Gotham. Mas tirando essa ressalva, a leitura foi muito proveitosa para mim. 

"Nós escolhemos nosso destino ou nosso destino nos escolhe? Seja como for, agora a escolha foi feita." 

Bem, pessoal, é isso aí! Espero que tenham gostado da resenha e que possam se aventurar por essa montanha-russa emocional que é a vida de Bruce Wayne. Um beijo no coração de todos e até a próxima. <3

Nota no Skoob: 4/5

Outras informações:

Ano: 2013
Páginas: 270
Editora: Leya
Sinopse: Por trás de toda máscara existe um homem de verdade. Ainda criança, Bruce Wayne testemunha o assassinato dos pais – e o mistério sobre o motivo o impulsiona a fazer uma busca pelo seu passado. É quando descobre um diário secreto de seu pai Thomas, um médico rebelde que parece finalmente revelar o seu lado obscuro. Sua identidade é seriamente abalada quando um convidado levanta, inesperadamente, questões sobre o evento que acabou com a vida de sua amada mãe e seu admirável pai – caso que provocou para sempre sua vontade insaciável de proteção e vingança. Para descobrir a história real da família, Batman precisa confrontar o antigo inimigo, como o perverso Coringa, seu próprio mordomo Alfred, além do passado que assombra o Asilo Arkham, para assumir o novo fardo de um legado sombrio. Muito mais próximo dos filmes de Burton e Christopher Nolan e das HQs de Frank Miller do que dos seriados de TV dos anos 1960. Um olhar imaginativo sobre o lado humano do icônico super-herói criado por Bob Kane. TRACY R. HICKMAN é um autor mais conhecido por seu trabalho com Margaret Weis em "Dragonlance". Também escreveu a trilogia Darksword, o Death Gate Cycle, e a trilogia Sovereign Stone e atuou como designer de RPG's para a TSR, Inc.

23 comentários:

  1. Oi Ingrid,
    Tenho esse ebook mas ainda não li. Gosto muito do personagem Batman. Li várias HQs e a trilogia de filmes do Christopher Nolan é perfeita. Gostei muito da sua resenha e pretendo ler em breve.
    Beijos,
    André | Garotos Perdidos
    www.garotosperdidos.com

    ResponderExcluir
  2. Ola
    Também ja li esse livro, mas faz um tempinho. Gostei muito do desenvolvilmento, principalmente das relações compreendidas. Foi bom ler suas impressões, especialmente para poder relembrar um pouco da trama. Gosto muito dessa ambientação. Bruce Wayne possui muitas características conturbadas, isso é fato. Adorei sua resenha!
    Beijos, F

    ResponderExcluir
  3. Oi Ingrid, sou fã dos filmes do batman, mas não li esse livro. Fiquei interessada nesses momentos passado x presente com ele mais velho, ainda mais com a presença do curinga (fã dele como vilão). Gostei das suas impressões, irei procurar para fazer a leitura, bjs
    Tell me a Book

    ResponderExcluir
  4. Olá! Não li nada ligado ao Batman, apenas assistir filmes. Que bom que tem o lado emocional do Bruce Wayne e que tem descrição detalhada ao decorrer da história sobre os seus equipamentos. Que bom que os vilões dá um ar de graça. Que pena que você achou que faltou ação. Apesar disso que bom que gostou da leitura. Beijos'

    ResponderExcluir
  5. Olá...
    Adorei sua resenha!
    Apesar de ser um enredo bastante atrativo acho melhor passar a dica, pois, não curto muito histórias de super heróis, mas, nada contra é uma questão pessoal mesmo... Essa falta de ação provavelmente irá desagradar os leitores.
    Bjo

    ResponderExcluir
  6. Já vi esse livro por aí, mas confesso não ter nenhuma curiosidade pra conferir.
    Não sou muito fã em livros de super-heróis, no máximo assisto as séries da Netflix com a Marvel e alguns filmes, então mesmo que tenha gostado da sua resenha, mesmo com sua ressalva sobre ação, não pretendo ler.
    Mas obrigada pela dica!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  7. Não sou muito fã do Batman, na verdade acho que para ser mais sincera, não sou fã da DC, meu mundo é mais o da Marvel.
    Marvel tem todo o meu amor hahaha

    Mas este livro parece ser interessante por explorar um lado do Batman que normalmente não vejo nos filmes (ok, não vejo tantos filmes dele assim hehehe).

    ResponderExcluir
  8. Gosto muito do Batman, embora não seja o meu favorito, mas acho que essa leitura me agradaria bastante e talvez eu provavelmente sentisse falta de cenas de ação também, mas ainda assim, quero ler.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá! Tudo bom? Confesso não gostar muito desse universo de super heróis e vilões, então certamente não é um livro que eu leria, mas adorei como abordou a história, inclusive vou indicar para um amigo que é só perguntar fã do Batman

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bom?

    Logo que vi o titulo do post já gostei, amo a série Gotham. Já tinha ouvido falar do livro mas não conhecia a fundo e achei muito interessante por não falar só do Batman como herói e sim a gente conhecer mais sobre a vida pessoal dele. Creio que a série Gotham é um pouco inspirada nesse livro, porque iniciamos a série com a morte dos pais de Bruce e depois vai mostrando a vida dele, até virar o Batman, creio eu (não vi tudo, ainda), assim como é neste livro. Espero conseguir ler o livro logo e conhecer mais sobre meu herói favorito.

    Beijos:*

    ResponderExcluir
  11. Hey,
    Adorei o parágrafo que você escreveu antes da resenha para situar o leitor. Gosto muito do Batman, mas não tenho vontade de ler nada sobre. Prefiro ficar com o filme. Fiquei contente por você ter curtido a leitura e a indicar e achei interessante a forma como a trama foi trabalhada.
    Vou passar a dica para meu irmão que adora ler sobre.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  12. Olá
    Não sou muito fã do Batman, não sei por que ele é um dos poucos super heróis no qual não tenho muito apreço.
    Creio que esse livro é para quem realmente gosta do Batman..
    Vou passar a dica, mas gostei bastante da sua introdução sobre o Batman .
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Eu não leria o livro por não gostar do Batman. Eu assisti Batman vs Superman só por causa do Superman, por exemplo! Ahhahaha
    Mas para quem gosta me parece interessante. Eu não entendo nada de heróis, sou uma completa leiga, então fiquei bem boiando. Que pena que você sentiu falta da ação.

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oi,
    se fosse a alguns anos atrás eu não pensaria nem duas vezes antes de correr para conferir essa obra, mas ando bem desanimada com essas tramas de heróis, nem os filmes tenho mais vontade de assistir como tinha antes, por isso estou dando um tempinho para ver se a vontade volta. Até lá fico feliz em saber que temos disponível algo tão rico sobre o batman uns dos mocinhos que mais amo.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Olá!

    Eu gosto do Batman, por ele ser um "herói" sem poderes e tal, mas não gosto tanto a ponto de ler um livro sobre ele, mesmo que sua resenha tenha me deixado curiosa e a premissa do livro seja interessante. Confesso que gostaria de saber mais sobre o passado dele e sua relação com os pais, mas não devo ler por hora. Quando eu tiver um tempo e achar que é o momento para ler algo de herói eu vou lembrar da sua resenha e começar por esse livro.

    Beijos e Sucesso!!

    ResponderExcluir
  16. Oi, confesso que apesar de gostar do Batman, nunca tive paciência para ler essas histórias que envolvem os super-heróis, então não sei se essa é uma leitura que eu faria no momento. No entanto, gostei muito da forma como você apresentou a história e o Bruce, falou de sua personalidade e de tudo o que contribui para ele ser o que é... Imagino o quão difícil deve ser estar preso e não ser quem é por causa de um trauma e principalmente ver a idade chegar e ser mais difícil ainda continuar fazendo o que faz. E essa história dele descobrir coisas do passado do pai, nossa, realmente é algo que me deixou curiosa para saber como ele lidará e irá reagir a tudo isso! Parabéns pela resenha!
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  17. Oi!
    Eu não conheço muito da história do Batman, nem os filmes eu sou chegada muito porque não sou a melhor fã de quadrinhos.
    Eu tinha o segundo livro dessa série mas acabei trocando com uam amiga.
    Pela sua resenha deu pra perceber que pra quem gosta da história do Batman é uma ótima pedida, ainda que não tenha muita ação e tals.

    ResponderExcluir
  18. Olá, tudo bem?
    Adoro os filmes do Batman, mas não sabia da existência desse livro!!!
    Senti a falta de um pouco mais de ação, mas não duvido que seja uma ótima leitura para quem adora o personagem.
    Adorei a resenha, e já vou caçar o ebook aqui, obrigada!

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Confesso que nunca fui muito fã do homem morcego exatamente por esse lado melancólico e apegado ao passado dele, então nunca tive uma visão muito positiva de sua personalidade. Achei bem legal que nesse livro o autor se aprofunda muito nesse assunto, e acredito que seria bem interessante engatar essa leitura por esse motivo.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  20. Olá. Apesar de ter achado o enredo bastante interessante, nunca me interesso muito por historias de super herois. Mas o enredo me pareceu ser bastante interessante, uma pena que faltou um pouco de ação e adrenalina para o livro ficar mais completo.

    ResponderExcluir
  21. Oii...

    Eu gosto muito do Batman,muito mesmo... Mas não tive a oportunidade de ler nenhum livro assim, acho que não achei o livro certo ainda.
    Sua resenha me chamou a atenção mesmo com a sua ressalva. Acho que é difícil achar um autor que saiba descrever tão bem assim um pico de adrenalina dessa forma que esperamos haha...

    Beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  22. Sempre tive vontade de ler esse livro, pois mostra um lado do Batman que fica meio deixado de fora nos quadrinhos, filmes e animações. Gosto quando o personagem é realmente refletido nas palavras, conseguimos identificar seu psicologico, como você citou a respeito da máscara Bruce Wyane e não uma persona, que acabou delegada ao Batman.

    Gostei muito de ler sua resenha sobre o livro, me empolgou a procurar logo esse livro!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  23. Oi! O Morcegão vai ser sempre muito atrativo para nós. Ele é um personagem profundo que está na tênue linha que separa um herói de um anti-herói. Ele não é nem o Superman nem o Deadpool, ele tá ali naquele meio. Isso faz dele extraordinário e único. Adoro o Batman, mas não consigo me conectar com livros ou quadrinhos de super herói. Só gosto dos filmes, por isso, vou deixar sua dica passar, apesar de achar que com certeza a história é fantástica.
    Beijos!

    ResponderExcluir

Gostou da matéria? Então deixe seu comentário abaixo.
Beijo!